sábado, 26 de abril de 2008

Palavras...

Hoje é meu primeiro dia renascida...uma das minhas passagens foram feitas e curti cada momento, aprendi e apreendi, sinto-me mais segura e mais confiante mas também mais triste!
Compreendo agora a misologia...este ódio a razão tão bem proferido por Kant!
Percebi tão bem hoje como as ilusões nos tornam muito mais felizes...as fantasias...quanto prazer e alegrias nos proporcionam! Mas será apenas isso a felicidade?! Será ela apenas fruto de fantasias?!...Não há na realidade espaço para um sentimento tão sublime como a felicidade e ainda que prazer que dela advém?! Prefiro acreditar que sim...aqui só cabem crenças...
Ainda assim...mesmo transbordando tristezas opto pela realidade...e fiz um pacto comigo! Quero a realidade nua e crua, e assim serei, irei retirar minha máscara para o mundo, e buscar a face real dos outros!Adoro escrever...verdades e mentiras... as palavras são um caminho para expressarmos qualquer coisa...fatos reais ou ideais... o que sentimos, o que não sentimos ou o que simplesmente gostaríamos de sentir mas sem sentir, sendo assim elas são verdadeiras e falsas...válidas ou inválidas...como a lógica! Válidas e inválidas se possuem sentidos e são compreendidas apenas em seus conceitos sem nenhuma correlação com o mundo. Verdadeiras e falsas se com o mundo se relacionam...dizendo algo deste a quem se liga por conceitos! Sendo assim percebemos que as palavras possuem ou não um certo isomorfismo com o mundo... causam enganos e desenganos!Tudo pode ser pensado mas muito não é concebido...pois é ilógico! Quando saber quais palavras expressam a realidade?! Como distinguí-las?!Dependeria desta compreensão a constatação da existência da felicidade na realidade?!Muitas palavras são ditas outras escritas...quais delas são reais?! Todas as palavras são reais, possuem conceitos próprios e por estes podem ser comunicadas....daí deduzimos compreender e nos relacionar comunicavelmente com os outros! Elas, não revelam apenas os conceitos como muitos acreditam... elas revelam um momento...um estado de espírito...revelam vontades, sonhos, desilusões, desespero, ódio, amor, felicidade, tristeza, confiança, dúvida, carinho, enfim...são infinitos os sentimentos que as acompanham!Elas na maioria das vezes vem acompanhada da alma que comunica ...outras vezes são só palavras...vazias de sentido...mas como sabê-las?! Como compreendê-las...As palavras podem ou não ser reais e esta realidade só é concebida quando houver alguma correlações destas com os fatos que são reais! Correlações com fatos verdadeiros, que se dão no mundo ou nos indivíduos...está aí o isomorfismo que falei! Wittgenstein descreve tão bem este em seu Tractatus!
Sinto-me triste pelas causas das minhas palavras...não foram poucas...uma série de acontecimentos foram causados por estas...pela realidade que atribuiram as palavras falsas...pelas ilusões que originaram as palavras verdadeiras!
Fui sincera a mim e acabei por esquecer que minhas palavras são comunicadas e que elas teriam conseqüencias! Algumas foram destinadas mas outras não!Algumas eram apenas pensamentos!Minha superação compreende as palavras...compreende a comunicação entre pessoas...compreende realidade e ilusão! Me compreende e compreende os outros!Não me julguem pelas palavras...busquem sua realidade ou sua ilusão...percebendo o abismo que há entre as palavras falsas e as verdadeiras!Hoje superada opto pela tristeza da realidade à felicidade da ilusão!
Sei que quando as emoções forem serei feliz pelo simples fato de que não me enganei!E minha felicidade surgirá real...surgirá do meu pensamento e não será efémera como a felicidade de tantos e tantos outros no mundo!
Obrigada a todos...
a quem minhas palavras revelaram...a quem minhas palavras velaram...a quem minhas palavras iludiram...a quem minhas palavras tornaram-me real!

Nenhum comentário: