domingo, 27 de abril de 2008

Pentagrama 9 - xùn qián

Pentagrama 9

Sentença - "A Pequena Força Domadora traz sucesso. Densas nuvens e nenhuma chuva aproximam-se da nossa região oeste."
Comentário - "A suavidade (linha fraca) ocupa sua própria posição (quarta linha). As linhas que estão acima e abaixo correspondem a ela: a isto se chama A Pequena Força Domadora. A força (linhas fortes) encontra-se nos lugares centrais (segunda e quinta linhas), e a vontade de seus sujeitos terá livre curso. Isso indica que haverá sucesso. 'Densas nuvens e nenhuma chuva' indica o movimento das linhas fortes prosseguindo. 'Da nossa região oeste' significa que a influência benéfica ainda não se manifestou."
Imagem - "O céu está abaixo e o vento sopra acima dele: a imagem da Pequena Força Domadora. Assim, o homem superior refina a forma exterior de seu caráter."
As Linhas
Nove embaixo: Retorno ao caminho. Como isto poderia ser um erro? Boa sorte. Voltamos ao nosso caminho, no qual continuamos livres para avançar ou retroceder. É bom e razoável não querer prosseguir com violência. Essa volta às próprias coisas traz boa sorte.
Nove na segunda: Impelidos ao retorno. Boa sorte. A intenção é de avançar. Porém, observamos em outras pessoas que essa atitude traz obstáculos. Então batemos em retirada. Isto é sensato, pois dessa maneira não nos perdemos.
Nove na terceira: Os raios da roda da carruagem se desprendem. Homem e mulher torcem os olhos um para o outro. Assim como um carro não pode andar quando os raios de suas rodas se desprendem, certas circunstâncias exteriores, na vida, impedem um avanço. O sujeito desta linha é como um marido que não pode manter relações corretas com sua mulher. Agiu com muita força, esperando uma fácil vitória, mas foi rechaçado e ficou em certa medida comprometido. No conflito que se dá, o forte perde sua dignidade e o fraco envolve-se em dificuldades. Uma situação assim não é favorável.
Seis na quarta: Sendo sincero, o perigo de derramamento de sangue é desviado. Devido á sinceridade, o sangue e atos terríveis são evitados e a apreensão é dispersada. Nenhum erro. A vontade dos nossos superiores é igual à nossa.
Nove na quinta: Com sinceridade no coração, enriquecemos nosso próximo. Ricos em sinceridade, atraímos outros a se unirem conosco. Alegria compartilhada é alegria em dobro. É próprio do ente fraco ser fiel, e do forte ser de confiança: essa complementação mútua traz verdadeira riqueza.
Nove em cima: A chuva vem e junto com ela o descanso. A virtude do caráter continua a aumentar. Perigo para a mulher que se agarra no êxito. Se o nobre avança na Lua quase cheia, atrairá desgraça. No momento do êxito, manter-se aferrado a ele é perigoso. A vitória foi conseguida peça por peça. Chegou a hora de descansar. A Lua quase cheia representa o máximo de força escura. Seguir avançando antes do tempo traz desgraça. "

Nenhum comentário: